Nível de lagoas e rios começam a diminuir em Alagoas
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Após fortes chuvas, estado registrou transbordamentos que causaram estragos em várias cidades. Rio São Miguel transbordou na segunda-feira (30)
Prefeitura de São Miguel dos Campos
Após dias de chuvas fortes, os níveis de rios e de lagoas começaram a diminuir em Alagoas nesta terça-feira (1), segundo boletim da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. Na última semana, o estado registrou transbordamentos que causaram estragos em várias cidades.
A previsão é de que a chuva dê uma trégua. Apesar disso, de a Defesa Civil ainda alerta para o risco de transbordamento do rio Jacuípe. Por isso, a recomendação é que os ribeirinhos estejam atentos ao nível do rio e deixem áreas de risco em caso de transbordamento.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do 199.
Chuva causou transtornos em várias cidades
O nível do rio Coruripe subiu e, a madrugada desta terça-feira (1), um homem ficou ilhado em uma casa de bomba na zona rural da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível da água que cercava a vítima estava subindo. Para o resgate, foi necessário um bote de salvamento e apoio da Defesa Civil Municipal. O homem foi retirado com vida do local.
A lagoa Manguaba transbordou na segunda-feira (30) e alagou as ruas do Centro de Marechal Deodoro, em Alagoas. Por causa dos estragos causados pela chuva, a prefeitura decidiu adiar o retorno das aulas, que estava previsto para esta terça-feira (1). Ainda não foi divulgada uma nova data para a volta às aulas.
As aulas foram suspensas para que as escolas pudessem abrigar as famílias que precisaram deixar suas casas por causa do temporal. Segundo o mais recente balanço divulgado pela prefeitura, 23 pessoas foram desalojadas e estão abrigadas em casas de parentes. Apenas uma família precisou ser levada a uma escola.
O rio São Miguel também transbordou na segunda-feira (30) e causou estragos na cidade de São Miguel dos Campos. Lá, até o final da tarde, 182 pessoas estavam desalojadas, segundo a prefeitura.
Em Atalaia, uma casa desabou no povoado Chã da Jaqueira na segunda-feira (30). Os moradores das residências atingidas precisaram se abrigar na casa de parentes. Ninguém ficou ferido. Outras duas casas correm risco de desabamento e, por isso, os moradores também precisaram deixar o local e foram para casa de vizinhos. Outra casa foi atingida por um deslizamento de barreira na BR-316.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL